A aplicação do Big Data Analytics nas entidades públicas

A aplicação do Big Data Analytics nas entidades públicas

Quando falamos em Big Data, imediatamente o associamos às iniciativas de marketing ou até mesmo a empresas de tecnologia. Porém, uma forma de investir nesse conceito é utilizá-lo em entidades públicas. Essa é uma forma eficaz e segura de realizar uma boa gestão.

Mas, você deve estar se perguntando: como é possível implementar o big data na entidade pública? Para começar, você deve ter em mente que o big data é uma maneira de analisar um grande volume de dados. Para isso, chamamos de Big Data Analytics.

Ele pode ser implementado em diversos órgãos públicos. Não é de hoje que essas instituições públicas devem estar à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dessa forma é possível que haja um atendimento amplo dos cidadãos em relação às suas necessidades.

Porém, sem uma infraestrutura adequada, é impossível fazer essa cobertura de maneira eficaz. O TI é uma grande ferramenta de otimização, porém o grande volume de dados pode atrapalhar esse processo.

O Big Data Analytics vem como uma maneira de fazer uma gestão mais organizada e eficaz desse volume imenso de informações relevantes. Inclusive, existem algumas formas práticas de fazer uma boa gestão deste tipo de ferramenta no setor público.

3 práticas infalíveis para aplicar o Big Data Analytics no setor público

Existem algumas práticas para aplicar o Big Data Analytics. Podemos começar com a utilização de sistemas desenvolvidos a partir do data mining. Atualmente, a Receita Federal investe nesse tipo de ferramenta para realizar a mineração de dados. Isso ajuda a compreender, em uma imensidão de informações, o caminho do dinheiro para assim evitar a evasão de divisas e também a sonegação.

Outra maneira de apostar no Big Data Analytics é através da implementação de inteligência artificial assim como o uso de sistemas inteligentes para otimizar processos. Por exemplo, um dos grandes problemas que o setor judiciário enfrenta é a enorme quantidade de processos em tramitação. Ainda que seja um sistema organizado, muitas demandas são repetitivas, mudando apenas o autor. Com a inteligência artificial, é possível ter grandes resultados e facilitar a tomada de decisão baseado no acesso mais otimizado às informações.

E não podemos nos esquecer da capacidade que o Big Data Analytics tem de organizar melhor as informações, controlando assim o tráfego de dados que circulam em determinado ambiente. Como estamos falando do meio online, segurança é uma das palavras principais. Assim como as informações devem ser acessadas rapidamente, há a necessidade de que estes dados sejam protegidos contra fraudes ou possíveis invasões de hackers.

Big Data Analytics é uma invocação que tem a capacidade de trazer muitos resultados positivos para o setor público. Mas, para que isso aconteça, é necessário uma estrutura adequada e profissionais sempre atualizados. Big Data Analytics é um conceito recente, que se desenvolve melhor à medida que as inovações tecnológicas avançam.

Tanto os profissionais quanto as ferramentas devem caminhar juntas na hora de obter resultados e trazer mais transparência nos processos do setor público. Se a sua empresa precisa de soluções tecnológicas desenvolvidas especialmente para atender às suas necessidades, entre em contato conosco. Conheça a nossa linha de negócios e veja como podemos fazer a diferença.

Deixe uma resposta

×
×

Cart